Colocando o blog em dia... A turmalina é o nome dado a uma família de minerais que têm a mesma composição química. Algumas variedades são gemas preciosas, outras são utilizadas na indústria.
A turmalina sempre foi muito requisitada na confecção de jóias e outros objetos de adorno. A palavra turmalina é uma expressão distanciada da palavra turamali do cingalês para "pedra que atrai a cinza" (uma referência a suas propriedades piroelétricas). Quando é submetida a esforço de tração, uma corrente elétrica percorre sua superfície.
A turmalina se desenvolve em granitos e pegmatitos que se formaram por atividade vulcânica, em rochas cuja composição se alterou pela ação de calor e pressão.
As mais famosas fontes de turmalinas incolores (acroíta) são o Brasil e os EUA. A elbatita foi originalmente descoberta na ilha de Elba, de onde vem seu nome. A rubelita também é encontrada no Brasil, Myanma, Madagascar, Rússia e EUA, e a dravita na Áustria, Sri Lanka, Austrália, Canadá, México e EUA.
Exemplar de Turmalina presente no fascículo 29. |
E finalmente recebi notícias do fascículo 26, ele apareceu na banca e estou pra ir buscá-lo. Em breve ele aparece aqui no blog. o//
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário!