twitter facebook rss feed email

domingo, 16 de junho de 2013

Tomate Uva (Sweet Grape)

Hoje vou lançar um novo assunto no blog que eu já venho enrolando há muito tempo. Para compensar vou fazer o post mais completo e que mais me deu ansiedade para fazer... Os meus tomates uva, também conhecidos como Sweet Grape.

A sensação de você separar as sementes, plantar, ver germinar, crescer, florescer e finalmente ver os frutos amadurecerem não tem preço. É muito gratificante. Fiz um acompanhamento parcial com fotos e vou descrevendo o que foi acontecendo nesses períodos.

Em algum dia de março tive a brilhante ideia de pegar um tomate uva, desses comprados em mercado, da minha geladeira e separar as sementes. Era um tomatinho pequeno com pouco mais de meia dúzia de sementes. Retirei todas elas e deixei sobre um papel exposta ao ar livre por três dias até secarem. Em seguida plantei as sementes em trios em uma porção de terra reservada. Algumas semanas depois, não me lembro se duas ou três, começaram a germinar e já era possível ver as primeiras folhinhas.
Depois de germinado a planta cresceu rapidamente e em poucos dias já foi possível transferi-la para um local definitivo. Como não conto com muito espaço utilizo masseiras, dessas de pedreiro fazer cimento, para plantar.

04/04/2013 - Planta recém transferida para o local definitivo.


 No decorrer do mês de abril os tomateiros mais do que dobraram de tamanho e no final do mês já era possível ver os primeiros botões de flores. Eu nunca acreditei que eles cresceriam muito devido a pouca quantidade de terra, principalmente em profundidade. Os pés de tomate precisando de bastante água pois a qualquer sinal de que a terra está secando as folhas murcham mas depois de regado em alguns minutos a planta se restabelece. Para controle de pragas eu usei inicialmente Óleo de Neem, que é um óleo natural e facilmente encontrado para comprar. Depois comecei a usar fumo de rolo. Só deixar o fumorde molho na água por umas horas e borrifas nas folhas. Este ultimo se mostrou mais eficiente que o Óleo de Neem.


25/04/2013 - Pés de tomates crescendo muito rápido.

25/04/2013 - Primeiros botões de flores que mais tarde se tornariam tomates.
Pouquíssimos dias depois os tomateiros estavam enormes e as flores desabrochadas. Era só questão de pouco tempo para que os frutos começassem a aparecer. Nesse período eu reguei a planta quinzenalmente com água e fertilizante NPK 10-10-10 que se compra em lojas de jardinagem. É só misturar na água e regar a planta dentro da proporção especificada no rótulo. Isso deixa a planta mais forte.


03/05/2013 - Os tomateiros já eram plantinhas imponentes.

03/05/2013 - As flores abertas estavam prontas para se tornarem frutos.
Aproximadamente duas semanas depois as flores já haviam se tornado frutos e muitos outros cachos de flores apareciam. Ao mesmo tempo o tomateiro estava virando um monstrinho em seu tamanho e cada vez mais precisando de madeiras para escora já que seus galhos não são fortes o suficiente para sustentar a planta de pé.


19/05/2013 - Os primeiros tomatinhos.

19/05/2013 - Proporção dos tomatinhos com a minha mão.
Mais para o final do mês de Maio o pé de tomate já era um monstro em altura e já estava impossível contar quantos tomates formados haviam, além dos muitos cachos com flores que não param de aparecer. 
Na ultima contagem perdi a conta quando já tinha passado dos 100 tomates. Alguns cachos sozinhos dão cerca de 14 a 16 tomates e são cachos espalhados para todo o canto. 
Só para ter uma ideia, uma caixinha com cerca de 25 tomates desse está custando atualmente R$ 4,99. Além de ter um produto que a gente mesmo cultivou, sem agrotóxicos, ainda economiza um dinheirinho.


28/05/2013 - Meu super pé de tomate!

08/06/2013 - Flores e frutos é o que não falta aí!
Os tomates maiores, que nasceram primeiro, permaneceram por algumas semanas verdes e com crescimento praticamente estagnado até que no dia 13 do mês de Junho eles deram o primeiro sinal de amadurecimento. Desse dia em diante fiz o acompanhamento diário com fotos:


13/06/2013 - Primeiros sinais de amadurecimento.

14/06/2013 - O ritmo de amadurecimento é bem rápido.

15/06/2013 - Acredito que já poderia até ser colhido mas esperei mais um pouco.

16/06/2013 - Finalmente o grande dia. Dia de colheita!
Hoje finalmente colhi os primeiros frutos maduros. Foram apenas dois mas amanhã dará para colher mais. O amadurecimento é gradativo então acredito que pelo menos nos próximos dois meses terei frutos maduros praticamente todos os dias. Talvez por mais tempo já que os tomateiros ainda estão cheios de flores.
A satisfação de colher é incrível. Pode parecer bobeira para muitos mas só quando você tem essa experiência você entende. Aquelas sementinhas que se perdiam nas dobrinhas das mãos agora são plantas enormes, com centenas de frutos e tudo isso aconteceu pela iniciativa de querer fazer, de cuidar, de dar carinho e atenção pra planta. A dedicação que você tem é bem recompensada.

Termino o post com a foto de orgulho de quem plantou e colheu. =)


16/06/2013 - Esse sou eu e esses são meus primeiros "filhos".  Ao lado o tomateiro monstro.


Até a próxima! o//


Atualização 22/06/2013

Praticamente uma semana depois esse foi o resultado colhido durante a semana. Acrescente dois aí que comi pra experimentar e realmente é mais saboroso do que os vendidos no mercado.

Tomates colhidos nos últimos 6 dias.
 o//

47 comentários:

  1. Parabéns entendo bem o teu orgulho. O tempo e a dedicação literalmente te deram ótimos frutos. Bom cultivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb amei seu post ... eu plantei o meu e já tem 2 palmos de altura e não sei como replanta-lo ...

      Excluir
    2. Adorei.tambem sou amante da natureza. Obrigadaaa.pela instruções.

      Excluir
  2. Gostei muito deste posts, para afastar as pragas só uso fumo de rolo, mas fertilizante nunca usei no meu "pezinho de limão" gigantemente gigante XD.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo tomateiro Raphael, está lindo!! Seu post foi muito motivante. Acabei de plantar o meu também em um vaso. Espero que vingue, pois moro em apartamento. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vanessa.
      Mande notícias de como estão se desenvolvendo seus tomatinhos.
      Abraço.

      Excluir
    2. já passo 2 meses como estão os seus tomates já floriram?

      Excluir
    3. bom dia, aqui na minha região.não.existe o tomate.uva, como faço para adquirir sementes? já tenho tomates cereja no meu quintal e isso me deixa.bem feliz plantar e colher, quem. puder me ajudar com relação as sementes.agradeço.

      Excluir
    4. bom dia, aqui na minha região.não.existe o tomate.uva, como faço para adquirir sementes? já tenho tomates cereja no meu quintal e isso me deixa.bem feliz plantar e colher, quem. puder me ajudar com relação as sementes.agradeço.

      Excluir
  4. oi Raphael....li td teu post...achei mt bacana o q tu fizeste.....estou secando sementes de tomate uva......vou seguir como tu fez....tenho certeza q vai dar certo.....tb não tenho espaço......sabe como é......em terra de paulista quem tem um canto p colocar um vaso q seja, já tem q dar glória!!!!!abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando plantar mande notícias sobre o andamento dos pezinhos.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Olá Raphael Moreira, eu tenho esta especie de tomate uva em uma pequena estufa que montei, o tomateiro da esquerda contei 23 flores pra abrir, o da direita esta o dobro do tamanho e da grossura também e contei 27 flores pra abrir, estou bem animado com esta espécie por não dar doença nenhuma, já apanhei muito com o carolina e o cereja, parece que desta vez deu certo

      Excluir
  5. Adorei o seu post! Comprei sementinhas desse tomatinhos e estava procurando informações na internet de como plantá-las. Não entendo muito sobre cuidar de plantas. As que tenho são sobreviventes! rs Vou tentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu plantei um tomate cereja esmagado no meu vaso sem muita fé e pra minha surpresa umas semanas depois nasceram mudinhas! espero que você tenha conseguido! =D

      Excluir
  6. Raphael, parabéns pela sua iniciativa com tanto carinho só podia ter sucesso mesmo. Gostaria de te indicar adubação com farinha de osso, torta de algodão, cinza de madeira, farinha de peixe, e ainda pode intercalar com húmus de minhoca. Também pode usar esterco de boi curtido, de galinha também curtido. Assim seu cultivo será 100% orgânico (os NPK são químicos). Também tem o Bokashi que já vem completo.
    Segue uma tabelinha com os nutrientes de cada e dosagem
    Produto Nutrientes Dose
    Torta de mamona - Rico em Nitrogènio (N) - 100g/m2 mensal
    Farinha de osso - Rico em Fósforo (P) e Cálcio (Ca) - 50g/m2 mensal
    Farinha de peixe - Rico em Nitrogènio (N) - 50g/m3 mensal
    Cinzas de madeira - Rico em Potássio (K) - 20g/m2 mensal
    Torta de algodão - Rico em Nitrogènio (N) - 100g/m2 mensal
    Esterco de boi (curtido) - Rico em Nitrogènio (N) e Potássio (K) - 5litros/m2 mensal
    Esterco de galinha (curtido) - Rico em Nitrogênio (N) - 1litro/m2 mensal
    Húmus de minhoca - Rico em Nitrogênio (N) e micro nutrientes - 300g/m2 mensal
    Sempre encorpore ao solo e regue.
    Espero ter ajudado um pouco mais e que te incentive a aumentar sua horta, é possível ter muito em vasos, vá em frente.
    Bom cultivo e abraços
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depois de uma plhada em minhas plantas amiga, espero que goste da minha horta em vasos

      Excluir
    2. Não gosto de trabalhar com esterco comprei misturei na terra e quando chuveu o cheiro era insuportavel

      Excluir
  7. oi Raphael.......plantamos em 19 de outubro de 2013....estão bem grandes.....só teve um q já deu flores...mas meu marido foi mudar o vaso de lugar e as florzinhas cairam...hahhahhah...ficamos super chateados...pois a espera tem sido bem ansiosa.....agora temos muitos pezinhos com ameaça de formação de floes...acho q agora vai.....temos q amarrá-los.....ficaram bem altos.....é assim mesmo?...mais de 1m !!!!!não vejo a hora de começar a colher frutos...no mercado eles são bem caros...mas saborosos!!!!!abraço e bom ano de 2014 p ti......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficam bem altos sim, é um pouco chato mantê-lo de pé. Eles sempre arrumam um jeito de tombar.
      Aposto que agora você está colhendo muitos tomates, esses meus 6 pés deram no total de 8Kg a 10Kg de tomate até morrerem 6 meses depois. Cuidado com as cochonilhas, elas tendem a minar a planta. Qualquer coisa compre um inseticida específico para isso.

      Excluir
  8. Adorei as dicas. Tinha plantado os grande, parece-me o caqui mas não cresceu e logo deu praga. Vou tentar agora com este. Já separei as sementes.
    Espero que dê certo, eles são deliciosos.... Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte no plantio e retorne para contar como foi, se deu tudo certo.
      Abraço!

      Excluir
  9. Hoje comprei esse tomate e já coloquei as sementes para secar em um papel toalha. Vou seguir o sei post, já que está tão bem detalhado. Só uma pergunta ta, pois moro em apartamento: que altura o pé de tomate chega a alcançar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui chegou a aprox. 1 metro. Tamanho que está na foto que estou do lado. Ele foi plantado em uns 20cm de terra só, não são chatos com relação a isso mas bebem muita água e sentem quando a terra seca.

      Excluir
    2. Boa tarde, vou começar minha horta na área provativa do apartamento graças ao excelente post, muito bem desenvolvido. Parabéns.
      Alguém sabe se posso fazer com o vaso invertido?

      Excluir
  10. Animada com o post, vou colocar as sementes para secar hj, e curtir como você! Valeu as informações!

    ResponderExcluir
  11. Vou fazer como você, adorei a experiência.. Parabéns

    ResponderExcluir
  12. Linda postagem, obrigada por compartilhar estou muito feliz e na expectativa das minhas sementes germinarem rs :)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns amigo! Muito mais saboroso e sem agrotóxicos...rs Que possamos, em breve, sermos nossos próprios fornecedores do alimento saudável. Voltar a ser... Pois já fomos.

    ResponderExcluir
  14. boa noite para todos eu ja planto este tomate ja bastante tempo. sao mais faceis de cuidar. sao mais resistente. e mais saboroso.

    ResponderExcluir
  15. Rafael Parabéns eu estou na fase de mudas estão quase no tamanho de mudança de solo espero que FIQUE lindos como os seus

    ResponderExcluir
  16. Rafael plantei no chão e no vaso a um mês. Os do vaso estão se desenvolvendo muito mais do que do chão. Mas acho que é por causa do sol que no vaso pega mais do que no chão. Ansiosa pra ter tô matina os ♡

    ResponderExcluir
  17. Toooomate!!!oba oba!amei a dica!esse sweet é bom de mais.obrigada

    ResponderExcluir
  18. parabéns entendo seu sentimento, pois plantei uma muda q comprei na floricultura já bem formada, e ela desenvolveu muito acho q amanha ou depois vou poder colher meus primeiros tomatinhos . o meu tomateiro foi plantado no chão e esta com mais de dois metros de altura.

    ResponderExcluir
  19. Oi! Adorei seus tomateiros. Plantei alguns tomateiros também. Porém as folhas apartir dos 3 pares de folhas notei que elas estão finas e enroladas para baixo sem crescimento. Não sei o que está acontecendo. As primeiras folhas estão normais. Gostaria de saber se é da espécie do tomate cereja uva esse tipo de folhagem ou estou com problemas nutricionais na planta???

    ResponderExcluir
  20. Hoje tive a idéia de plantar esse tomatinho, sem saber se era possível fazê-lo sem muita estrutura sofisticada e já estava desistindo quando encontrei seu post. Vou tentar. Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Eu também fiz minha primeira experiência e é tudo como você descreveu, Rafael. Hoje colhi um temporão e senti uma alegria de criança. Parabéns.

    ResponderExcluir
  22. parabéns, também plantei: estarei colhendo em 1 mês.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns também tive meus pés de tomate Uva!Devo ter ficado uns seis mêses fazendo colheitas fartas a cada 3 dias na minha horta. Foi muito gratificante!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá, gostaria de saber a melhor época para plantar o sweet grape?

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!