twitter facebook rss feed email

domingo, 19 de abril de 2015

Pimenta Biquinho

Depois de muito enrolar hoje vou falar sobre mais uma experiencia de plantio que pode ser feito em casa em vasos relativamente pequenos. É como plantei pimenta biquinho.

A principal característica dessa pimenta é que ela não arde podendo ser consumida inteira sem nenhum tipo de problema. Ela pode ser usada fresca para fazer saladas e ingredientes de outros pratos e nos mercados é mais comum encontrá-la em conserva na salmoura que é um ótimo aperitivo. 
Quando comemos a pimenta a primeira impressão que temos é de que vai arder porque o sabor dela é muito semelhante ao de outras pimentas fortes porém o ardido não chega.
Eu gosto dessa pimenta desde muito tempo mas não tinha sementes e não encontrava elas frescas então ganhei de uma vez 11 pacotinhos de sementes. Semeei apenas um e já foi mais do que suficiente.
Para semear pimentas é bom aproveitar a época de calor, principalmente para quem mora na região sul, pois a planta não gosta muito do frio. Se semeada na época correta ela demora entre 5 e 7 dias para germinar. É muito rápido mesmo.
Depois de semeá-las é bom aguardar até que tenham pelo menos 3 pares de folhas para transplantar para outro local com espaço melhor lembrando sempre de que elas adoram sol, então tem que pegar sol pelo menos por uma parte do dia.
Como moro no RJ acabei semeando no meio de fevereiro do ano passado e mesmo assim o desenvolvimento foi bem rápido. Com um mês os pezinhos já estavam como na foto abaixo.
Pés de pimenta biquinho após 1 mês do plantio.

Logo em seguida comprei baldes e plantei 6 mudas em cada um para terem mais espaço.

Mudas de pimenta biquinho já replantadas.

Alguns dias depois, ainda no mês de março as primeiras flores começaram a aparecer. Uma característica das flores dessa pimenta é que apesar de serem brancas como a das outras pimentas o miolo dela é preto.
Primeiras flores aparecendo já no final do mês de Março.
 No decorrer dos dias de Abril as flores foram se tornando pequenos frutinhos só que esses demoram um pouco para amadurecer. Então no mês de Maio os frutos começaram a amadurecer em sequencia. Eram muitos mesmo e conforme amadureciam apareciam mais.
Primeiros frutos amadurecendo.

Frutos quase maduros por completo.

A folhagem ficou enorme e a cor dos frutos se destaca.
A partir daí começou a colheita. Com intervalos cada vez menores em pouco tempo já colhia quase todos os dias. Os pés de pimenta são perenes, ou seja, não morrem após cumprirem seu ciclo mas após o primeiro ciclo ele perde muito a força e fica feio. Deve-se mantê-lo adubado e cuidar com carinho que ele se recupera e mesmo feio continua dando frutos enquanto estiver calor.
Colheita dos primeiros dias.
Ao todo já devo ter colhido mais de 3000 pimentas no total. Talvez bem mais que isso, não sei ao certo, mas o fato é que é muito bom colher o que plantou e ainda mais quando o que plantamos é uma delícia.
Ao todo normalmente leva-se 3 meses entre o plantio e colheita dos primeiros frutos. É uma planta com resposta bem rápida desde que as condições do clima sejam as ideais para o desenvolvimento. É bem resistente e gratificante.
Espero que esse post motive as pessoas assim como o do tomate motivou.





6 comentários:

  1. Minha filhinha de 7 anos adora essa pimenta biquinho, come como se fosse uma frutinha. Então tive a ideia de plantar aqui em casa. Gostei do seu relato e fiquei com mais vontade de plantar, só resta encontrar as sementes. Obrigada. Bjs Dalva.

    ResponderExcluir
  2. Também plantei. Fiz conserva e doei vários potes.agoea tô plantando mais e vou vender!!!! Deliciosa essa biquinho.

    ResponderExcluir
  3. quanto tempo a planta pode viver em produção?

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Minhas mudinhas demoram mais a crescer aqui no Sul.

    ResponderExcluir
  5. Qual a dose diária da pimenta biquinho em conserva ?

    ResponderExcluir
  6. Tenho tres pezinhos que estão carregados, porém as pimentas estão todas verdes ainda e eu estou suuuuper anciosa para que amadureçam! quero fazer geleias e em conserva!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!