twitter facebook rss feed email

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 25 (Olivina)

Demorei mas apareci com novidades. No meio da semana passada chegou o fascículo 25 com um exemplar de olivina e o tão aguardado arquivador. Sinceramente, olhando para ele não tem nada demais. Tirando as estampas características da coleção ele é um fichário qualquer com divisórias de papel cartão e capa dura de papel também. Nem é de plástico como aqueles fichários "lindos" que costumávamos usar na escola lá nos anos 90.
Se eu pudesse estipular quanto vale esse arquivador, diria que no máximo uns R$15, metade do valor cobrado pela editora.
Agora falar um pouco da olivina. Olivina é o nome tanto do mineral quanto de seu grupo: exemplares com qualidade de gema são conhecidos como peridotos.
Os espécimes mais finos são claros, de colocação verde-oliva, de onde vem o nome do mineral. Algumas variedades são negras, castanhas ou amareladas. A oxigenação pode criar uma tonalidade avermelhada.
Os membros do grupo das olivinas pertence aos silicatos. Cada molécula é formada por dois átomos de magnésio ou ferro, junto com um átomo de silício e quarto de oxigênio.. 
É um dos minerais mais comuns da Terra, tendo também sido encontrada em rochas lunares, em meteoritos e inclusive em rochas de Marte.
As jazidas mais importantes de olivina se encontram nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Brasil, Egito, Espanha, EUA, França, Groenlândia, Itália, México, Myanma (Birmânia), Noruega, Quênia e Suécia.

Exemplar de olivina presente no fascículo 25.
E para não ficarem só imaginando como é o arquivador. Assim é o primeiro dos 4 que fazem parte da coleção.
Particularmente acredito que adotaram uma estratégia burra liberando o primeiro arquivador somente agora. Agora podemos organizar o primeiro 1/4 da coleção porém a partir do próximo fascículo voltamos a ter que esperar mais arquivadores sem ter onde colocá-lo. O ideal seria já receber o fascículo e ter onde arquivar para conservar melhor a coleção.


Ainda não parei para ver direito como organizar os fascículos mas acredito que não seja difícil. Pelo que parece é só desmembrá-lo e ir colocando por cores das páginas, cada um em sua divisão.
Por hoje é só. o//

2 comentários:

  1. Boa noite! A sua olivina me surpreendeu bastante! Outros colecionadores que já passaram por ela, reclamaram da qualidade, primeiro por não chegar nem perto da foto da capa e segundo, pela ausência dos micro cristais verdes oliva. Mas, a sua veio bem bonita! Ansiosa pela minha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vantagem de comprar na banca é essa. Apesar de nas ultimas semanas estar chegando apenas 2 fascículos, ainda tenho a opção de escolher o melhor exemplar. Nada como fazer amizade com os donos da banca. =P

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário!