Sexta-feira chegou o fascículo 18 na banca de jornal aqui porém só consegui buscar hoje. O exemplar da vez é o Jaspe.
Antes de começar a falar do Jaspe gostaria de comentar sobre as fotos de capa. Todo mundo sabe que a embalagem sempre mostra algo nada a ver com o produto (a tal imagem meramente ilustrativa) mas tem vezes que a rocha da capa parece ser algo totalmente diferente do que vem. O Jaspe da capa é algo colorido muito bonito mas o exemplar vocês verão logo adiante.
O Jaspe é um dos tipos mais bonitos e preciosos de uma variedade de quartzo conhecido como calcedônia.
A cor do Jaspe varia bastante. A pedra típica é vermelho-tijolo ou vermelho-acastanhado, mas há também espécimes acinzentados, brancos, amarelos ou negros.
O Jaspe se forma em veios e formações conhecidos como concreções, sendo um produto de reposição em rochas transportadas de sua localização original e depositadas novamente em algum lugar (rochas sedimentares), e em rochas que sofreram alterações pela ação do calor e pressão (rochas metamórficas).
O Jaspe vermelho pode ser encontrado em melhor qualidade na Índia e Venezuela. Nos EUA encontram-se o Jaspe "orbicular". O tipo de Jaspe com listras vermelhas e verdes ocorre na França, Alemanha e Rússia. Também encontra-se Jaspe no Chipre, Egito, Itália e África do Sul.
Exemplar de Jaspe presente no fascículo 18. |
Bem, por esse final de semana é só. Aguardando novos fascículos... o//
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário!