Ontem chegou o 14º fascículo com a apatita mas a primeira surpresa foi o preço. Subiu de R$ 19,99 para R$ 22,99. São só 3 reais mas que no final da uma graninha boa sem contar que não da mais pra chegar só com a notinha de 20 e comprar.
A apatita é geralmente verde, mas pode também ser azul-escura (caso da minha), marrom, cinza, roxa, avermelhada, branca, amarela ou incolor. Ela é encontrada em abundância na Terra e é confundida com outros minerais e gemas, o que caracteriza o seu nome: "apatita", que vem da palavra grega apate, significando "engano". Quando não tem qualidade de gema a apatita é uma das principais fontes de fósforo.
Raramente a apatita é empregada na confecção de joias e objetos de adorno porque seu grau de dureza é extremamente baixo para uma gema e não resistiria ao desgaste do uso diário normal.
A apatita ocorre em formações rochosas muito diferentes.
Alguns espécimes são encontrados em rochas cuja composição original sofreu transformações pela ação do calor e da pressão atmosférica (rochas metamórficas); outros estão relacionados com rochas que foram transportadas de sua localização original e depositadas em outros lugares (rochas sedimentares). As melhores apatitas encontram-se no Canadá, México e Espanha.
Exemplar de apatita presente no fascículo 14. |
Mais uma vez reforço para quem está comprando em bancas de jornal. Seja um garimpeiro e procure o exemplar mais legal. Faça amizade com os jornaleiros que eles podem conseguir exemplares bem bacanas e crie uma espécie de fidelidade com eles para não perder nenhum número.
Por enquanto é só, espero ter mais novidades para semana que vem! o//
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário!