twitter facebook rss feed email

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Penedo e Visconde de Mauá - RJ - Brasil

Hoje vou falar sobre um breve passeio que fiz a Penedo e Visconde de Mauá no dia 12 de Maio de 2013.
Penedo é um distrito e também um parque ecológico do município de Itatiaia, localizado no sul do estado do Rio de janeiro. Penedo se caracteriza pelo clima de montanha já que está aos pés da serra da Mantiqueira, pela sua culinária rica em peixes como trutas, chocolates finos, fondues e pela cultura finlandesa sendo a maior colonia finlandesa fora da região Sul.

Pelo que pude observar o distrito enche quando se aproxima a hora do almoço onde pessoas das cidades vizinhas chegam para saborear os pratos típicos nas dezenas de restaurantes do local e talvez o fato tenha sido agravado pois era dia das mães. Também se nota que existem muitas pousadas inclusive com chalés, lareira e coisas do tipo para quem gosta de apreciar o clima friozinho de montanha.

Pesquisando descobri que não chega a 20 o número de finlandeses que hoje residem em Penedo mas o local preserva a cultura em suas construções e em eventos de dança e coisas do tipo para manter viva a tradição.

Chegando lá fomos direto para o outro lado de Penedo e no caminho deparamos com um riozinho que tinha várias quedas d'água chamado de Três Cachoeiras. Depois seguimos adiante até o final de Penedo onde termina o asfalto e a rua se torna de terra. Nesse lugar tivemos mais contato com a natureza, vimos pássaros, plantas e insetos. Muito bom ficar ao som de água correndo e pássaros cantando.


Peixinhos nas águas geladas de Três Cachoeiras.

Três Cachoeiras.

Líquens nos galhos mostram que a qualidade do ar é boa.

Borboleta amarela se alimentando nos Beijinhos.

 Um tipo de periquito comendo ameixas amarelas.

Depois voltamos ao centro de Penedo e começamos a garimpar o comércio. Primeiro uma loja de velas e essências muito legal onde minha mãe ganhou o presente de dia das mães dela.  Em seguida fomos em 3 lojas/fábricas de chocolate e essas lojas são realmente de matar. O cheiro, a beleza e a variedade faz a gente ficar atordoado porém como são chocolates finos o preço não é tão doce quanto o chocolate. Uma barrinha pequena custa cerca de R$6,00 por exemplo.

Também visitamos uma área comercial onde fica a Casa do Papai Noel que pode ser visitada o ano inteiro e lá tem lojas com muitas coisas bonitas de decoração e engraçadas. Lá também comemos nosso almoço que acabou sendo um pastel já que do nada todos os restaurantes lotaram e não queríamos comer em lugares cheios e barulhentos.

Loja e fábrica de chocolates.

Centrinho de comércio.

Pinóquio para decoração. Perfeito!

Relógios antigos decorativos.

Móvel muito bonito para decoração.

Mais uma do centrinho comercial.

Visual de cima da pontezinha sobre o lago com carpas.

 Meu salame de chocolate e minha barra de chocolate amargo. Divinos!

Salame de chocolate.

Depois de comprar uns chocolates e conhecer fomos em direção a Visconde de Mauá que fica do outro lado da Serra da Mantiqueira.
Visconde de Mauá é um distrito da cidade de Resende também no sul do estado do Rio de Janeiro e sua área estende também para o município de Itatiaia e Bocaina de Minas, já em Minas Gerais.
Pode ser considerado Visconde de Mauá o conjunto de vilas que abrangem Mauá, Maromba, Maringá e seus diversos vales. Nessa região existem muitas cachoeiras e áreas com bastante natureza para apreciar.
A culinária se baseia no pinhão, semente da Araucária, e nas trutas, peixe típico de regiões mais frias. Essa região fica localizada a 1200m de altitude na área de preservação ambiental da Serra da Mantiqueira.

Lá é bom para quem é amante de frio já que a menor temperatura registrada foi de -13°C e no mesmo dia houve registro de -15°C no Pico das Agulhas Negras, que fica próximo, registrando a terceira maior nevasca do Brasil.

 Tabela com informações da temperatura da região. Fonte: Wikipédia


A impressão que tive chegando em Mauá foi de que a cidade é uma rua que vai e uma que vem e para ver a beleza do lugar tem que pegar muita estrada ruim para encontrar as cachoeiras e pontos turísticos. Ao visitar as cachoeiras na época de chuvas tomar muito cuidado com as trombas d'água.

Igreja na entrada de Mauá.

 Vista praticamente completa de Mauá. É só isso a parte urbana.

 Araucárias na entrada de Mauá.

Nossa passagem por lá foi bem rápida mas a maior diversão fica na estrada que sobe toda a serra até 1300m de atitude e a vista é muito bonita. Tem alguns mirantes perto do topo para poder apreciar a paisagem e a estrada que leva de Penedo até Mauá está em ótimas condições, depois a estrada era de terra.

Vista de um dos mirantes. Ao fundo a cidade de Resende.

Vista do mirante mais alto da serra, praticamente no topo. Ao fundo cidade de Resende.

 A estrada na serra é bem sinuosa.

Valeu a pena conhecer esses dois lugares e ainda pretendo passar um final de semana em um chalé em penedo só para curtir uma lareira e uma hidromassagem. E sobre Mauá acho que vale mais a pena ir quando está tendo algum evento como a Festa do Pinhão que começou por esses dias.

Até a próxima! o/

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!