twitter facebook rss feed email

domingo, 19 de abril de 2015

Pimenta Biquinho

Depois de muito enrolar hoje vou falar sobre mais uma experiencia de plantio que pode ser feito em casa em vasos relativamente pequenos. É como plantei pimenta biquinho.

A principal característica dessa pimenta é que ela não arde podendo ser consumida inteira sem nenhum tipo de problema. Ela pode ser usada fresca para fazer saladas e ingredientes de outros pratos e nos mercados é mais comum encontrá-la em conserva na salmoura que é um ótimo aperitivo. 
Quando comemos a pimenta a primeira impressão que temos é de que vai arder porque o sabor dela é muito semelhante ao de outras pimentas fortes porém o ardido não chega.
Eu gosto dessa pimenta desde muito tempo mas não tinha sementes e não encontrava elas frescas então ganhei de uma vez 11 pacotinhos de sementes. Semeei apenas um e já foi mais do que suficiente.
Para semear pimentas é bom aproveitar a época de calor, principalmente para quem mora na região sul, pois a planta não gosta muito do frio. Se semeada na época correta ela demora entre 5 e 7 dias para germinar. É muito rápido mesmo.
Depois de semeá-las é bom aguardar até que tenham pelo menos 3 pares de folhas para transplantar para outro local com espaço melhor lembrando sempre de que elas adoram sol, então tem que pegar sol pelo menos por uma parte do dia.
Como moro no RJ acabei semeando no meio de fevereiro do ano passado e mesmo assim o desenvolvimento foi bem rápido. Com um mês os pezinhos já estavam como na foto abaixo.
Pés de pimenta biquinho após 1 mês do plantio.

Logo em seguida comprei baldes e plantei 6 mudas em cada um para terem mais espaço.

Mudas de pimenta biquinho já replantadas.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 88 (Quartzo Vermelho)

E mais uma da sequencia de retorno é o quartzo vermelho.
Esta variedade de quartzo é bem difícil de ser encontrada. Geralmente ela se apresenta em formato biterminado ou em pequenos agregados de vários mini cristais. O quartzo vermelho, também conhecido como quartzo tangerina ou quartzo morango, é transparente com um tom alaranjado ou vermelho. Na aparência varia de um laranja rosado pálido para um tom rubi vibrante.
A cor deriva inclusões ou incrustações de ferro. Também conhecido como Quartzo Red tem uma formação hexagonal e ocorre em pontos isolados ou em grupos , em tamanhos que variam de 1 polegada a 1 pé de comprimento . 
É encontrado no Brasil e Madagascar.
 
Exemplar de quartzo vermelho presente no fascículo 88.

E vamos que vamos rumo aos últimos 10!

terça-feira, 10 de março de 2015

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 87 (Ilmenita)

Dessa vez é a vez da Ilmenita, uma pedra de nome feio e aparência que faz jus ao nome.
Cristaliza no sistema romboédrico, formando cristais tubulares grossos com pequenas truncaduras romboédricas. É um mineral bastante comum que se apresenta geralmente em massas compactas, de cor preta, ou em cristais de tipo tubular, com brilho metálico e de aspecto similar às hematitas. É explorado industrialmente para a extração de titânio. Deve o seu nome ao local onde foi descoberta, os Montes Ilmenski, perto de Miass, Rússia. 
A maior parte da ilmenita minerada é obtida de fontes secundárias tais como areias de praia. A maioria da ilmenita é usada como material para a produção de pigmentos. O produto, no caso, é o dióxido de titânio, que é uma substância branca utilizada como base em pinturas de alta qualidade.
Nas areias de praias é encontrado normalmente como partículas arredondadas com um diâmetro entre 0,1 e 0,2 mm. 
Tem sua origem no Egito, Ucrânia, Inglaterra, Rússia, China, Tailândia, Indonésia, Tanzânia, Malaui, Guiné, Brasil, Bolívia, Estados Unidos e Canadá.

Exemplar de Ilmenita presente no fascículo 87.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 86 (Olho de Tigre Vermelho)

Mais um fascículo, dessa vez o olho do tigre que fumou ervinha.... hehehe
Brincadeiras a parte, é o Olho de Tigre Vermelho.
Variedade pseudomórfica de quartzo, com veios fibrosos paralelos. É uma gema que exibe acatassolamento apresentando normalmente cor amarela a vermelho-marrom, com um lustre sedoso. Trata-se de crocidolita silicificada, um clássico exemplo de pseudomorfismo. Composta pelos materiais silicato, dióxido de ferro, enxofre, manganês e traços de cromo. Uma variedade não totalmente silicificada é chamada olho de falcão. 
Um membro do grupo do quartzo, suas propriedades físicas e visuais são idênticas ou muito próximas às propriedades de um cristal simples de quartzo. As gemas são geralmente lapidadas em cabochão para melhor exibirem o efeito de acatassolamento. As camadas de cores e listras onduladas e contrastantes fazem dela um atrativo. É usada como material ornamental em várias aplicações. 
Tem sua origem na África do Sul, Austrália, Burma, EUA, Índia. A origem da pedra do Olho de Tigre, remonta muitos anos. 
Os Árabes e os Gregos acreditavam que esta Pedra fazia com que o seu portador tivesse um temperamento alegre aguçando os sentidos. Ela protegia contra influências maléficas e fortalecia as amizades. Usada para a proteção e cura.

Exemplar de Olho de Tigre Vermelho presente no fascículo 86.
 Vamos continuando no ritmo de festa que balança o coração!

sexta-feira, 6 de março de 2015

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 85 (Coríndon)

A amostra da vez é o Coríndon. Já aviso que minha amostra não tem NADA a ver com o que eu vi nos fascículos então não me responsabilizo caso não seja a mesma coisa, assim como a editora faz com a gente que coleciona.
As formas mais conhecidas de coríndon são as gemas preciosas rubi e safira, mas o coríndon é também muito valioso como mineral. Por ser muito duro, é largamente utilizado na indústria como abrasivo.
Ele é a substancia natural mais dura da Terra, depois do diamante, que é o único que pode riscá-lo. Pode apresentar-se de muitas core, entre elas vermelho, azul, amarelo, verde e laranja-rosado. Quando tem a qualidade de uma pedra preciosa, o coríndon vermelho é chamado de rubi e o azul, de safira. Além do uso como abrasivo, o coríndon é extraído pelo seu conteúdo de alumínio.


Exemplar de coríndon (?) presente no fascículo 85.
Um bocado decepcionado com a aparência desse monstrinho, fiquei na esperança de ver pelo menos uma manchinha vermelha ou azul mas isso não se concretizou.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 72 (Ágata)

Depois de muito tempo sumido eu reapareci... e junto comigo apareceu o fascículo 72.
Depois de utilizar o Reclame Aqui consegui pela editora a compra do fascículo faltante.
Queria trazer só coisas boas hoje mas infelizmente nem tudo são flores. Hoje fui informado que chegou mais um fascículo e este de hoje estão pulando não um mas dois fascículos. Pelo jeito minha dor de cabeça não passará.
Vamos falar sobre a Ágata.
Além de ser uma das gemas mais conhecidas do mundo, a Ágata também tem aplicações industriais. A cor da Ágata varia muito e é determinada por impurezas. Com frequência é branca, branco-leitosa ou cinza, mas pode também ter manchas negras, marrons, verdes ou vermelhas, ou com essas cores combinadas.
A Ágata é uma forma impura da calcedônia, que, por sua vez, é uma forma altamente compactada de quartzo formado por cristais microscópicos.

Exemplar de Ágata presente no fascículo 72.
Como de costume o exemplar vem de uma forma bem mais simples do que a capa do fascículo. Tentarei no decorrer desse final de semana postar o que falta.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 84 (Calcita Azul)

Mais um fascículo sem informações da amostra. Para não ficar de mãos abanando vou colocar novamente as informações gerais da calcita que veio lá no começo da coleção.
A calcita é um dos minerais mais comuns e difundidos na natureza. A calcita branca é a mais comum, porém existe também nas cores, preta (mármore ônix), azul, marrom, verde, cinza, vermelho e amarelo. O nome calcita vem do latim "calx-cis", que significa cal.
A calcita é o principal componente de todos os calcários. Ocorre também na maioria de outras rochas sedimentares e em muitas formações metamórficas. As estalagmites e estalactites, geralmente encontradas em cavernas, são constituídas por esse mineral.
As principais jazidas de calcita do mundo são encontradas em: Cornualha, Cumberland e Durham (ilhas Britânicas); Fontainebleau (França); Freiberg (Alemanha); Carrara, Sardenha Trento e Vicenza (Itália); Tsumeb (Namíbia); Nos EUA, é encontrada no Colorado e no Missouri.

Calcita Azul presente no fascículo 84.
Faltam só 17 fascículos pro fim! Estamos quase lá! Não vejo a hora de fazer o ultimo post aqui pq além de completar a coleção vou estar me livrando do medo que a Planeta DeAgostini faz a gente sentir com a incerteza de que tudo vai correr bem.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 83 (Jaspe Desenhado)

Mais uma vez não veio informação alguma sobre a amostra no fascículo e pelo que pesquisei não virá. Essa é outra gracinha dessa coleção, você paga por uma coleção dita ser completa como um guia definitivo de mineralogia porém recebe tudo pela metade.
No grupo do quartzo, encontramos o jaspe, nome que vem do grego, e significava “pedra manchada”. O jaspe é encontrado em diversas cores (amarelo, amarelo-ocre, pardo, avermelhado), normalmente com bandas, manchas ou figuras em forma de chama.  É muito apreciado para uso em objetos de arte industrial e para a confecção de mosaicos. Na Antiguidade, era usado como amuleto contra dificuldades na visão e a estiagem dos campos.
O Jaspe Desenhado é uma pedra sagrada para Diversos rituais dos índios norte americanos da costa oeste, normalmente eles focavam o seu intento na pedra e ela servia como uma facilitadora para a projeção da consciência em trabalhos de cura e também espirituais.


Jaspe Desenhado presente no fascículo 83.
Amanhã mais um fascículo!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 82 (Calcita Amarela)

Dessa vez veio uma amostra bem brilhante de calcita amarela.
A calcita é um dos minerais mais comuns e difundidos na natureza. A calcita branca é a mais comum, porém existe também nas cores, preta (mármore ônix), azul, marrom, verde, cinza, vermelho e amarelo. O nome calcita vem do latim "calx-cis", que significa cal.
A calcita é o principal componente de todos os calcários. Ocorre também na maioria de outras rochas sedimentares e em muitas formações metamórficas. As estalagmites e estalactites, geralmente encontradas em cavernas, são constituídas por esse mineral.
As principais jazidas de calcita do mundo são encontradas em: Cornualha, Cumberland e Durham (ilhas Britânicas); Fontainebleau (França); Freiberg (Alemanha); Carrara, Sardenha Trento e Vicenza (Itália); Tsumeb (Namíbia); Nos EUA, é encontrada no Colorado e no Missouri.
Amostra de Calcita Amarela presente no fascículo 82
No aguardo e ansioso pelo fim da coleção. Preenchendo o ultimo estojo contando cada quadradinho.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 81 (Jaspe de Sangue)

Mais um fascículo e dessa vez com uma amostra apresentável apesar de não demonstrar muito bem suas cores.
O jaspe é uma variedade semicristalina de agregado de quartzo opaco, finamente granulado, de cores diversas e aspectos muito variados, manchado irregularmente ou com camadas, sendo a cor mais comum a vermelha.
O jaspe colorido artificialmente de azul, denomina-se falso jaspe alemão. Há também o jaspe-de-sangue, de cor verde com pontos vermelhos (Bloodstone).
É encontrada na Alemanha, Egito e Índia, preenchendo gretas e cavidades.

Jaspe de Sangue presente no fascículo 81.

 Em breve mais posts e menos fascículos para o fim!

domingo, 4 de janeiro de 2015

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 80 (Geodo de Calcedônia)

A calcedônia já apareceu na coleção no fascículo 35, porém dessa vez ela veio em forma de geodo, que tem uma beleza diferente.
 A calcedônia é uma variedade de quartzo que ocorre em muitas formas e cores. É usada principalmente na fabricação de louças, artefatos de cutelaria, estojos para guardar pequenos objetos e cinzeiros. Algumas variedades são tão belas que chegam a ser consideradas pedras preciosas.
A forma pura da calcedônia pode apresentar cor branca, leitosa ou opalina, cinza-azulada esbatida (de tom ou colorido pálido) ou castanha.
Hoje os principais produtores de calcedônia são o Brasil e o Uruguai.
Geodo de calcedônia presente no fascículo 80.
Com relação ao fascículo 72, o rapaz da banca me garantiu que ele está no depósito no Rio (capital) porém o depósito é uma espécie de monopólio que trabalha no ritmo que bem entende então não se sabe que dia vão entregar.