Fascículo 31 em mãos e aquela sensação ruim. A pedra veio toda suja e feia e não se via sinal de rutilo mas depois de lavar e limpar com uma escovinha agora ela está toda limpinha e feia, com poucos sinais de rutilo visíveis.
O rutilo é a mais comum das três formas naturais do composto químico óxido de titânio. O rutilo, ou rútilo, é geralmente marrom-avermelhado.
O rutilo pode assumir a forma de inclusões de cristais aciculares, que se alojam em vários outros minerais, inclusive no coríndon e no quartzo. Quando há ocorrência de rutilação, o mineral hospedeiro pode ganhar um efeito óptico característico que lembra tanto o olho rasgado de um gato quanto o formato de uma estrela.
Ele é encontrado como mineral acessório em rochas que se formaram por atividade vulcânica. As principais jazidas de rutilo estão na Áustria, EUA, Suíça. No Brasil pode ser encontrado em Minas Gerais.
![]() |
Exemplar de quartzo (quase) rutilado presente no fascículo 31. |
Já fui notificado da chegada do fascículo 32 na banca mas ainda não busquei. Em breve posto ele por aqui. o//
A Planeta DeAgostini nao sabe dividir as amostras mesmo! O primeiro estojo foi msrcado pelas pedras azuis e verdes, e o segundo vai ser uma anemia só: já contei 4 pedras entre brancas e transparentes... Ainda bem que são bonitas!
ResponderExcluir