twitter facebook rss feed email

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 12 (Malaquita)

Hoje coloquei as mãos no 12º fascículo da coleção e só tenho uma palavra para resumir o sentimento: DECEPÇÃO!
Sim, isso mesmo. Uma das pedras mais bonitas e com centenas de fotos difundidas na internet só veio bonita mesmo na foto da capa do fascículo pois o exemplar que veio junto é algo que podemos dizer ser irreconhecível.
Não estou nem com animo para falar das características ou origens dessa coisa feia que veio para mim mas cumprindo o padrão segue algumas informações.

Malaquita é um mineral do grupo dos carbonatos (carbonato de cobre (II)) com dureza entre 3,5 e 4 na Escala de Mohs. Seu sistema cristalino é monoclínico, e frequentemente forma massas botrioides fibrosas ou estalagmíticas.
A malaquita é um produto secundário comum que se forma através de reações químicas de minerais de cobre preexistentes, em especial a calcopirita. É encontrada nas zonas oxidadas de depósitos de cobre, onde está sempre junto com a azurita. É muito difundida, mas raramente ocorre em grandes quantidades. Algumas das jazidas de melhor qualidade foram descobertas em: Broken Hill, Nova Gales do Sul (Austrália); Liskeard, Cornualha (Ilhas Britânicas); Chessy (França); Tsumeb (Namíbia); Hijne-Taguilsk, Sibéria (Rússia); Bisbee, Arizona (EUA); Katanga (Zaire).

Exemplar de Malaquita presente no fascículo 12. Deviam ter vergonha de colocar isso aí...
Depois dessa foto horrenda, isso aqui é o que se esperava da senhora, Planeta DeAgostini!
Malaquita apresentável. Foto: Reprodução Google
Finalizo triste esse post decepcionante. Entrarei em contato com a editora Planeta DeAgostini e aconselho a todos que compraram esse exemplar e não se sentiram satisfeitos a fazerem o mesmo. Para entrar em contato só acessar o link http://www.planetadeagostini.com.br/contato ou ligar para o telefone (11) 2171-7100.
Para terminar só uma perguntinha para os leitores... Alguém sabe informar quando será possível adquirir os arquivadores para guardar os fascículos? Respondam aí nos comentários. o//


Atualização  29/08/2013 - 15:03


Pouco depois de enviar um email reclamando recebi uma resposta da Planeta DeAgostini falando que caso eu não esteja satisfeito é só eu levar a revista ao jornaleiro e pedir que ele realize a troca. Mesmo que seja o ultimo exemplar na banca (que era o caso), existe um prazo em que ele pode fazer a troca no fornecedor.
Tentarei realizar a troca amanhã mesmo e atualizo aqui conforme forem surgindo novidades.

Atualização 01/09/2013 - 12:35

Hoje fui e troquei a Malaquita por outro exemplar. Não está uma amostra tão bonita quanto a foto que peguei no google porém está bem melhor que a primeira que parece uma pedra achada em uma construção qualquer.

Segundo exemplar. Esse pelo menos é verde.
 O primeiro exemplar não deveria ser nem distribuído, isso causa certa insatisfação com a coleção como um todo e cria dúvidas sobre o padrão de qualidade da editora. 
De qualquer forma, menos uma chateação agora. Esperando pelo próximo que deve vir essa semana. o//

Atualização 25/07/2014 - 14:35

Depois de muito tempo tomei vergonha na cara e adquiri no Mercado Livre uma amostra apresentável de Malaquita. Para minha surpresa a vendedora me enviou duas amostras pelo preço de uma. Eis aqui a foto da criatura.
Exemplar de Malaquita comprado por um valor semelhante ao de um fascículo.
Nota-se que se a editora quisesse poderia oferecer amostras bem mais apresentáveis. Acho que agora chegar de editar esse post.

7 comentários:

  1. a minha veio verdinha, axo qi vou comprar outra, por que para que ela fique com estas listras incríveis e preciso polir, e você consegui troca-la, eu tambem to precisando trocar umas aki, que vieram tão feias em comparação a foto :(

    ResponderExcluir
  2. A minha malaquita veio totalmente verde, parece mais um quartzoo verde!
    Também me decepcionei muito :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troquei a Malaquita hoje.
      Não é uma beleza como a da segunda foto porém está melhor que a primeira. É áspera como a primeira mas inteiramente verde, somente uma pequena face que não é.
      Logo mais tiro foto dela e atualizo o post aqui.
      Por acaso você sabe alguma coisa de quanto vem os arquivadores?

      Excluir
  3. Raphael, eu liguei para a central de atendimento da editora e eles disseram que as arquivadoras serão comercializadas somente para os assinantes, as pessoas que compram na banca tem que se virar pra guardar as 100 fichas!
    Que falta de respeito com os consumidores :( ponto a menos para a planeta de agostini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza que as arquivadoras que eles se referiam não eram as caixas para colocar as pedras mas sim o fichário?
      Se for é uma puta falta de respeito mesmo. Isso tem que ser acessível a todos e não somente aos assinantes.
      Que coloque algum bônus para os assinantes que não seja coisa essencial na coleção.

      Excluir
    2. A atendente falou que você só pode comprar as caixas arquivadoras por um preço absurdo, ainda bem que eu comprei 5 edições numero dois ( a quela que vem com a caixa ) e adivinha só, uma das caixas estava quebrada, eu to a um bom tempo no pé do meu jornaleiro pra vê se ele troca e ate hoje nada, bem acho que eu terei que grampear todas as 100 fichas e colocar numa pasta, por que a editora não quer vender as arquivadoras.

      Excluir
  4. Bah, pode esperar sentado pelos fichários!
    Aqui veio por volta da edição 40 e logo veio outro;
    sobre as caixas arquivadoras vcs tem que fazer pedido quando eles mandarem juntamente com alguma edição um folheto dizendo que elas custam 39,90!

    Aqui em Fpolis, os fichário custaram 19 reais cada um,
    mas para minha frustração, a amostra 57 subiu de preço para 24,99!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!