twitter facebook rss feed email

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 12 (Malaquita)

Hoje coloquei as mãos no 12º fascículo da coleção e só tenho uma palavra para resumir o sentimento: DECEPÇÃO!
Sim, isso mesmo. Uma das pedras mais bonitas e com centenas de fotos difundidas na internet só veio bonita mesmo na foto da capa do fascículo pois o exemplar que veio junto é algo que podemos dizer ser irreconhecível.
Não estou nem com animo para falar das características ou origens dessa coisa feia que veio para mim mas cumprindo o padrão segue algumas informações.

Malaquita é um mineral do grupo dos carbonatos (carbonato de cobre (II)) com dureza entre 3,5 e 4 na Escala de Mohs. Seu sistema cristalino é monoclínico, e frequentemente forma massas botrioides fibrosas ou estalagmíticas.
A malaquita é um produto secundário comum que se forma através de reações químicas de minerais de cobre preexistentes, em especial a calcopirita. É encontrada nas zonas oxidadas de depósitos de cobre, onde está sempre junto com a azurita. É muito difundida, mas raramente ocorre em grandes quantidades. Algumas das jazidas de melhor qualidade foram descobertas em: Broken Hill, Nova Gales do Sul (Austrália); Liskeard, Cornualha (Ilhas Britânicas); Chessy (França); Tsumeb (Namíbia); Hijne-Taguilsk, Sibéria (Rússia); Bisbee, Arizona (EUA); Katanga (Zaire).

Exemplar de Malaquita presente no fascículo 12. Deviam ter vergonha de colocar isso aí...
Depois dessa foto horrenda, isso aqui é o que se esperava da senhora, Planeta DeAgostini!
Malaquita apresentável. Foto: Reprodução Google
Finalizo triste esse post decepcionante. Entrarei em contato com a editora Planeta DeAgostini e aconselho a todos que compraram esse exemplar e não se sentiram satisfeitos a fazerem o mesmo. Para entrar em contato só acessar o link http://www.planetadeagostini.com.br/contato ou ligar para o telefone (11) 2171-7100.
Para terminar só uma perguntinha para os leitores... Alguém sabe informar quando será possível adquirir os arquivadores para guardar os fascículos? Respondam aí nos comentários. o//


Atualização  29/08/2013 - 15:03


Pouco depois de enviar um email reclamando recebi uma resposta da Planeta DeAgostini falando que caso eu não esteja satisfeito é só eu levar a revista ao jornaleiro e pedir que ele realize a troca. Mesmo que seja o ultimo exemplar na banca (que era o caso), existe um prazo em que ele pode fazer a troca no fornecedor.
Tentarei realizar a troca amanhã mesmo e atualizo aqui conforme forem surgindo novidades.

Atualização 01/09/2013 - 12:35

Hoje fui e troquei a Malaquita por outro exemplar. Não está uma amostra tão bonita quanto a foto que peguei no google porém está bem melhor que a primeira que parece uma pedra achada em uma construção qualquer.

Segundo exemplar. Esse pelo menos é verde.
 O primeiro exemplar não deveria ser nem distribuído, isso causa certa insatisfação com a coleção como um todo e cria dúvidas sobre o padrão de qualidade da editora. 
De qualquer forma, menos uma chateação agora. Esperando pelo próximo que deve vir essa semana. o//

Atualização 25/07/2014 - 14:35

Depois de muito tempo tomei vergonha na cara e adquiri no Mercado Livre uma amostra apresentável de Malaquita. Para minha surpresa a vendedora me enviou duas amostras pelo preço de uma. Eis aqui a foto da criatura.
Exemplar de Malaquita comprado por um valor semelhante ao de um fascículo.
Nota-se que se a editora quisesse poderia oferecer amostras bem mais apresentáveis. Acho que agora chegar de editar esse post.

Coleção Casa da Fazenda - Fascículo 10 (Mesa de Parede)

Ontem fui avisado da chegada do fascículo da coleção e hoje fui buscar. Dessa vez veio mais um móvel, uma mesinha da sala de jantar que fica encostada na parede e em cima vai algumas decorações como um castiçal e um rádio antigo. É bem legal e bem acabada mas nada que seja novidade já que vieram outros móveis antes. A ansiedade maior agora é para que a casa em si comece a tomar forma.
Nas instruções de montagem no final do fascículo dá pra ver que a coisa não será tão fácil já que envolve tintas, pincéis e até rolos de pintura. Tem muita margem pra erro na hora da montagem então fico meio apreensivo também com medo de estragar algo que é caro.

De qualquer forma, aqui está a mesinha deste fascículo:

Mesinha presente no fascículo 10.
Na foto da pra notar que uma das pernas do móvel está um pouco torta. Na foto parece muito mas o ângulo favoreceu. Olhando ao vivo quase não se percebe que está torto. De qualquer forma mostra que o acabamento não é 100%.
Por enquanto é só, logo mais posto sobre a "linda" pedra dessa semana. o//

sábado, 24 de agosto de 2013

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 11 (Fluorita)

Mais precisamente ontem, chegou mais um fascículo da coleção na banca em que eu compro e hoje fui buscar. Desta vez o exemplar é uma Fluorita.
Dentre as inúmeras aplicações industriais, a fluorita é utilizada no processo de fusão do ferro e na fabricação de cerâmica e vidros ópticos. É também fonte principal de flúor, de ácido fluorídrico e de alguns dos mais belos espécimes cristalinos, que por vezes são usados como gemas.
Em joalheria, a fluorita é muito usada para entalhes e broches com desenho esculpido, chamados camafeus.
A fluorita é membro do grupo de minerais haletos. Cada molécula do mineral é constituída de um átomo de cálcio metálico associado a dois de flúor (CaF2)
Alguns dos principais lugares em que foram encontradas jazidas de fluorita: Freiberg (Alemanha); Bolzano, Lácio e Toscana (Itália); e São Gotardo (Suíça).

Exemplar de Fluorita presente no fascículo 11.
Uma dica importante caso estejam fazendo a coleção é que sempre que souberem que chegou nas bancas um novo exemplar, vá o mais rápido possível, assim terá mais opções de amostras para escolher e poderá pegar a melhor para a coleção. Infelizmente isso não é viável para quem fez assinaturas. o//

sábado, 17 de agosto de 2013

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 10 (Lápis-lazúli)

Chegou uma das rochas que eu mais aguardava a curto prazo, o Lápis-lazuli.

O Lápis-Lazúli não existe em estado puro, mas em uma combinação de lazurita com outros minerais azuis. Gema das mais preciosas do mundo, foi usada para decorar a tumba do rei Tutancâmon, do Egito.
Em virtude da variedade de componentes que o constitui, o Lápis-lazúli não é um mineral, e sim uma rocha metamórfica de cor azul utilizada como gema ou como rocha ornamental. É sempre azul, mas sua intensidade é variável. O Lápis-lazúli é conhecido desde a antiguidade - antes de 7000 a.C já era explorado na Índia.

O Lápis-lazúli é um artigo raríssimo, e essa escassez contribui consideravelmente para seu valor comercial como gema. 
Só é encontrado em determinados depósitos minerais onde as pedras calcárias tenham entrado em contato com calcita e pirita para formar um novo mineral secundário, chamado lazurita.
O Lápis-lazúli de melhor qualidade e de azul mais profundo ocorre nos depósitos de lazurita do vale do rio Kokcha, no Afeganistão. Foi lá que se descobriu o Lápis-lazúli, na antiguidade.
O Lápis-lazúli argentino também é de altíssima qualidade, embora sua produção seja menor que do Afeganistão.
Em torno do lago Baikal, na Rússia, e nos Andes chilenos encontram-se depósitos de Lápis-lazúli de azul pálido. Outras fontes de gema são a cidade de San Bernardino, Califórnia (EUA), onde ocorre numa coloração azul escura, e o Canadá onde é mais claro.
Depósitos menores da belíssima gema de Lápis-lazúli ficam nas encostas do vulcão Vesúvio.

Amostra de Lápis-lazúli presente no fascículo 10.
Bem, agora esperar a próxima rocha e torcer para sempre conseguir amostras tão boas quanto essa que veio essa semana. Por hoje é só! o//

Coleção Casa da Fazenda - Fascículo 09 (Vidros + Piso da Cozinha)

Demorou! Demorou bastante mas chegou!
Dessa vez tive que esperar um bocado para que finalmente os fascículos chegassem mas finalmente chegaram e este em especial, da Casa da Fazenda, gerou uma certa revolta aqui em casa por parte da minha mãe.
Ela chegou em casa bem nervosa pois achou que a qualidade da estrutura da casa, em MDF, foi abaixo da expectativa dela inflada pelo valor alto de cada fascículo. Expliquei pra ela como será feito futuramente mas mesmo assim ela não está muito satisfeita com o que veio.
Neste fascículo vieram três vidrinhos da cozinha com coisinhas dentro (casca de arroz, macarrão...) e também veio uma parte da estrutura da casa em MDF e o papel que será o chão da cozinha.

Vidros da cozinha com comidinha dentro.

O tal MDF que gerou insatisfação e o papel de piso da cozinha.

Acredito que depois dessa demora não vá demorar tanto para que venham os próximos fascículos. Até breve com mais novidades. o//