twitter facebook rss feed email

sábado, 15 de novembro de 2014

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 76 (Esfalerita)

Mais um fascículo. Dessa vez conversei com o rapaz da banca de jornais e ele me disse que definitivamente o arquivador não veio e provavelmente não virá. Me informou também que a distribuidora não tem nenhum canal de atendimento, inclusive para os vendedores. Fiquei de entrar em contato com a editora para ver o que consigo já esperando a clássica resposta padrão. Já enviei um email e estou aguardando a resposta.
Gastei quase R$2000 nessa coleção já e agora me deixando na mão assim? To disposto a brigar, e brigar feio.
Vamos ao fascículo 73 com a esfalerita (juro que a primeira vez eu li esfarelita e achei que ela ia esfarelar toda).
A esfalerita é o principal minério industrial de zinco. É também conhecida como blenda, da palavra alemã que significa ilusório, se parecendo muitas vezes com a galena, mas sem conter chumbo.
A esfalerita é comumente preta ou amarela, mas também pode ser marrom.
As jazidas economicamente mais importantes estão no vale do Rio Mississipi (EUA). Também há depósitos abundantes em todo norte da África, na Bélgica e na Inglaterra.


Exemplar de esfalerita presente no fascículo 73.
Continuo em busca das peças perdidas desse quebra cabeça e assim que obtiver respostas sobre o andamento eu vou colocando essa novela aqui com novos fascículos.

Editado 19/11/2014

Hoje finalmente apareceu o fichário arquivador. Menos um problema. Agora a dor de cabeça é somente o fascículo 72 que deixou um espaço vazio no estojo. =/

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 75 (Vanadinita)

Com o fascículo 75 além da amostra vem o arquivador... só que não. Para amplificar minha dor de cabeça agora além do fascículo 72 desaparecido ainda tem o fato do arquivador que não veio junto apesar de vir colado o adesivo no fascículo mencionando a vinda conjunta.
Tirando esse fato, vamos à vanadinita.
Mineral raro, a vanadinita é um importante minério industrial do vanádio e fonte menor de chumbo.
A vanadinita costuma ser vermelho-escuro, embora alguns espécimes possa ser castanhos, vermelho-acastanhados ou amarelos. Cada molécula contém os elementos químicos chumbo, vanádio, oxigênio e cloro.
As jazidas mais importantes são encontradas na África do Sul, Argentina, Áustria, méxico, Marrocos, Rússia e EUA.


Exemplar com Vanadinita presente no fascículo 75.
Essa amostra veio imunda. Muito suja mesmo. A primeira impressão era de algo horrível mas depois que lavei com uma escovinha ela revelou os cristais hexagonais de vanadinita. Infelizmente na foto não deu pra mostrar o brilho que os cristais apresentam que deixa ela mais destacada da matriz que é praticamente da mesma cor. Ainda em busca do fascículo 72 e agora também em busca do arquivador.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 74 (Crisoprásio)

Fascículo 74 com aviso de que no próximo virá o terceiro arquivador. Desta vez com uma amostra de crisoprásio.
O crisoprásio é uma forma de calcedônia de cor verde. As vezes é usada em joalheria. A cor verde é decorrente do níquel e silicatos hidratados dentro da estrutura do mineral.
O crisoprásio ocorre em muitas partes do mundo, especialmente na Austrália, Alemanha, Polônia, Rússia e EUA.

Exemplar de crisoprásio presente no fascículo 74.

Até agora nada de fascículo 72... Esperando e torcendo.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 73 (Ágata Azul)

Fascículo 72 ainda desaparecido partimos para o fascículo 73 com a ágata azul.
Pela primeira vez vou ter que sair de um padrão que não queria sair. Não tem absolutamente nada sobre a ágata azul em nenhum dos fascículos até agora então não poderei postar as informações como de costume.
Só posso acrescentar lembrando que a ágata é um tipo de calcedônia, ou seja, é um tipo de quartzo, que é caracterizada pela variedade de cores geralmente disposta em faixas paralelas.
Apesar da foto da capa não ter muito a ver com a amostra, ela veio boa e com a técnica de fotografia ficou ainda melhor o efeito.

Exemplar de ágata azul presente no fascículo 73.
E continua a saga "Em Busca do Fascículo 72". Em breve mais novidades.

domingo, 9 de novembro de 2014

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 71 (Rubi)

Depois de conseguir o fascículo 74, ainda procurando o 72 por aí...
Neste fascículo 71 veio uma amostra de rubi na matriz.
Os rubis são apreciados desde o início dos tempos. Extremamente duros, exibindo um brilho ardente como brasa, eles ainda figuram entre as gemas mais preciosas e bonitas do mundo.
Não apenas belo e muito valorizado como joia, o rubi é também um dos materiais mais duros disponíveis para a indústria. São usados em relógios e instrumentos de precisão, especialmente lasers, em que se caracterizam por produzir através do mineral um raio vermelho.
O rubi é uma variedade do mineral coríndon, grupo em que também se incluem as safiras. É encontrado principalmente na Índia e no Sudeste Asiático, mas também na América do Norte, em pequena quantidade, e na Europa.
Sua cor característica provém do cromo, metal que se aloja dentro de sua estrutura cristalina.

Exemplar de Rubi na matriz presente no fascículo 71.
Em breve posto sobre o fascículo 73, caso ainda não apareça o 72.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 70 (Ortoclásio)

Antes gostaria de me justificar com relação a demora.
Estou com alguns probleminhas com a coleção. Estava indo tudo bem até que o fascículo 72 não chegou, pulou para o 73 sem aviso nenhum. O rapaz da banca está procurando em distribuidoras e outras bancas o tal fascículo. Dentro dessa busca o fascículo 74 chegou e no mesmo dia desapareceu. 
Ultimamente só tem chegado meu fascículo na banca e aparentemente venderam meu fascículo e agora é mais um para correr atrás.
São muitos meses acompanhando a coleção, MUITO dinheiro investido nisso e nessa altura do campeonato a coisa começa a desandar. Espero conseguir resolver isso e seguir normalmente com meus posts.
Agora sobre o fascículo 70.
O ortoclásio é usado na fabricação de vidro e cerâmica. Os melhores espécimes têm qualidade de gema. Ele pode ser verde, vermelho, branco, amarelo-claro ou completamente incolor.
O ortoclásio é encontrado na Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália, Madagascar, República Tcheca, Suíça e Brasil.


Amostra de ortoclásio presente no fascículo 70.
De cabeça cheia com esses probleminhas na coleção mas mantendo as coisas fluindo. O próximo post tem uma amostra bacana.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 69 (Magnesita)

Demorei mas voltei. outubro foi um mês magro para a coleção e só nos últimos dias do mês que começou a chegar fascículos quase que de uma só vez.
Começando a colocar em dia com o fascículo 69 que veio com uma amostra de Magnesita.
A magnesita é um dos minerais mais valiosos  conhecidos. É uma importante fonte de magnésio e possui muitas propriedades industriais e medicinais.
Este mineral versátil é utilizado em desinfetantes, componentes de motores a jato, fogos de artifício, tintas e vidro, e em vários medicamentos. O que lhe falta em qualidades decorativas, a magnesita compensa por suas aplicações práticas.
Depósitos de magnesita comercialmente exploráveis encontram-se na Áustria. Cristais de alta qualidade, apreciados pelos mineralogistas, são encontrados unicamente no Brasil.

Amostra de magnesita presente no fascículo 69.
O mais breve possível trago informações dos outros fascículos. Tem algumas coisas bacanas quase prontas aqui pra postar.