Eis aqui o fascículo 33 marcando os quase exatos 1/3 da coleção. Faltam só mais 67 fascículos e alguns anos pra acabar heim! Mas agora vamos até o fim pq o que vale é a diversão da chegada dos fascículos e a expectativa de completar cada estojo.
Em mais um golpe de sorte consegui mais uma amostra bonita que apesar de não apresentar forma de cristal translucido como na capa possui um brilho bastante interessante e coloração correspondente.
O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância amplamente utilizada e formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. O cloreto de sódio, ou halita, de fórmula química NaCl, é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos, além de ser um popular tempero.
O mineral halita, ou sal-gema, costuma ser incolor ou branco, mas também ocorre em preto, azul, laranja, roxo, vermelho ou amarelo. Conhecido pelo homem desde tempos antigos, é muito usado como tempero e conservante de alimentos.
Jazidas viáveis de sal-gema são encontradas no mundo todo. Entre as mais importantes estão as da Áustria, Canadá, França, Alemanha, Índia, Itália, Polônia, Rússia, Espanha, Suíça, EUA, Argélia, Argentina, China, Colômbia, Etiópia, Reino Unido e Peru.
Amostra de Halita presente no fascículo 33. |
E por curiosidade, antes mesmo de ler o fascículo eu acabei sem querer provando que a Halita é salgadinha. Fui soprar a caixinha dela pra tirar uns grãozinhos e acabou voando alguns na minha boca. Além de bonitinha é bem saborosa. =P