twitter facebook rss feed email

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 52 (Enxofre)

Fascículo 52 veio cheiroso demais... com um belo exemplar de enxofre catingudo. Junto com ele veio a triste de saber que o preço dos fascículos aumentaram de novo, agora custando R$ 24,99. Já são cinco reais a mais por fascículo do que o proposto no início da coleção.
O enxofre é um elemento químico não metal, pertencente ao grupo dos elementos nativos (pode ser isolado na natureza, sem estar associado a nenhum outro elemento). Acredita-se que seja o nono elemento químico mais abundante no universo. Em geral, o enxofre apresenta cor amarelo-limão, mas algumas jazidas podem ser mais amarronzadas. Foi um dos primeiros materiais mineralógicos a ser identificado, pois na Bíblia já havia referências sobre ele.
O enxofre é empregado na indústria, sendo componente do ácido sulfúrico. Esse ácido é utilizado na produção de detergentes, fertilizantes, tintas e pigmentos. Uma das formas do elemento, um pó amarelo conhecido como flor de enxofre, é obtida por sublimação e usada como fungicida de plantas. O enxofre também é um componente importante para a realização da vulcanização, processo que fortalece a borracha.
O enxofre se origina de gases voláteis exalados por vulcões. Por isso, costuma ser encontrado na forma de massas incrustadas ao redor de fumarolas e chaminés de vulcões. Quando resfriado, geralmente passa do estado gasoso para o sólido sem se deter no estado líquido - este termo científico é conhecido como sublimação.
Os melhores cristais se encontram na Itália, Islândia, Japão, México, Andes e na América do Sul. As principais jazidas estão nos EUA.


Exemplar cheiroso de enxofre presente no fascículo 52.
Por enquanto é só. Dessa vez teve bastante post seguido então da pra se divertir até chegarem os próximos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!