twitter facebook rss feed email

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Coleção Tesouros da Terra - Fascículo 41 (Cordierita)

Para finalizar a sequencia de 3 posts, vamos para o fascículo 41 com a Cordierita (que nome).
A cordierita é um mineral muito usado em ourivesaria  e gravações. Suas tonalidades vão do incolor ao azul-escuro.
A melhor cordierita é a azul-escura e superficialmente assemelha-se à safira: a semelhança aumenta muito depois de ser lapidada.
Apesar de não valer tanto quanto a safira, a cordierita é preciosa e muito demandada em ourivesaria. Uma de suas maiores qualidades é o dicroísmo: ela apresenta duas cores, e vem daí o nome dicroíta.
Ela ocorre em quase todo o mundo, mas os melhores cristais provêm da Finlândia, Alemanha, Noruega e dos EUA. A cordierita de aluvião é encontrada na Índia, Madagascar e Sri Lanka, e pode apresentar a cor vermelha pela presença de impurezas de hematita.


Exemplar de Cordierita presente no fascículo 41.
E conforme pometido....

BÔNUS

Durante essa sumida estive novamente em Penedo - RJ (para quem não conhece, tem um post no blog sobre o lugar) e dessa vez com mais tempo explorei melhor o lugar até encontrar uma loja só com pedras. Tudo feito de pedra de todo tipo e num canto muitas pedras iguais as que vêm na coleção por um preço bem camarada. Ótima oportunidade para substituir aquela amostra feia que veio na coleção. 
Revirando a loja encontrei e comprei duas pedras que não tem na coleção. Uma delas fez parte de coleções passadas mas nessa de 2013 foi retirada enquanto a outra acredito que nunca tenha feito parte da coleção. Comprei as duas em forma de chaveiro para usar penduradas na mochila da minha câmera fotográfica. Eis as belezuras:


Chaveiros de Pedra-do-Sol e Pedra-das-Estrelas que comprei.
Fiquei fascinado com a beleza dessas duas e triste por não fazerem parte da coleção. Ao olhar para elas tenho a impressão de ver lá dentro um universo cheio de galáxias distantes, cada uma com seu brilho, como nas fotos tiradas por telescópios. Fico viajando no efeito de infinidade que existe dentro de cada uma delas.
Deixo a dica das duas como uma compra a parte da coleção, pois são minerais impressionantes.
Com essa foto termino minha sequencia de posts e posto mais assim que chegarem novos fascículos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!